Legião Mirim de Agudos comemora 45 anos de fundação

Uma história construída por gerações que dedicaram tempo na prestação de serviço voluntário e esperança aos jovens agudenses

Em 2016 a Legião Mirim de Agudos completa 45 anos de fundação no dia 27 de outubro. A data será comemorada com depoimentos e fotos marcantes desta trajetória em diversas ações durante o mês nas redes sociais com o tema “Uma história construída por gerações”, revelando a essência da entidade, formada por inúmeras evoluções de voluntários, legionários e profissionais que permeiam em diversas gerações.

Para o presidente da entidade, Dr. Agnado B. Gonçalves, investir no desenvolvimento e qualificação de jovens é acreditar e transformar a sociedade, “Nestes 45 anos, o foco da entidade sempre foi oportunizar aos jovens um caminho para mudança de vida e esta mudança é o que a sociedade precisa e estamos fazendo.” Comemora.

A ENTIDADE

A Legião Mirim de Agudos é uma Entidade sem fins lucrativos que oferece um Programa de Assistência e Formação Profissional, que atende cerca de 500 adolescentes por ano para o encaminhamento ao mercado de trabalho.

Fundada em 27 de Outubro de 1971, o objetivo principal da entidade é proporcionar aprendizagem a adolescentes das camadas populares para o primeiro emprego.  Junto a preparação para o trabalho, oportuniza a ele a participação em diversas outras atividades com o propósito de reforçar o interesse dos mesmos pelos estudos e, consequentemente, o aprimoramento do pensamento crítico. Além da constante preocupação com a garantia de direitos a instituição procura desenvolver, também, um trabalho especializado ao jovem, de forma a valorizá-lo enquanto sujeito em desenvolvimento, preparando-o não apenas a se tornar um (a) jovem trabalhador (a), mas que pense além da questão imediata da busca de emprego. Desta forma desenvolve diversos projetos reconhecidos pelo município.

PROJETOS:

  • Fanfarreando

O projeto ‘Fanfarreando’ atende aproximadamente 60 adolescentes, com o objetivo de trabalhar a auto-estima, revelando principalmente aos adolescentes com problemas na aprendizagem em sala de aula suas capacidades através da execução de ritmos musicais.

  • Alimentando o Futuro

Projeto iniciado em 2012 através da parceria do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) onde a cozinha da entidade foi restaurada. E desde 2013, vem sendo possível oferecer almoço aos legionários mirins (Menor Aprendiz).

  • Cine Janelas

Projeto Cultural “Janelas” foi estruturado na entidade em maio de 2014. Com apoio da Prefeitura Municipal e patrocínio da Duratex por meio do ProAc – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo o projeta  objetiva o fomento do cinema e do resgate de ambientes públicos de socialização, além de promover o contato das comunidades com obras cinematográficas disponíveis em grandes centros urbanos.

  • Espaço para o conhecimento

Espaço para a inclusão e qualificação profissional de todos os adolescentes inscritos na Legião Mirim de Agudos, colaborando para o desenvolvimento pessoal e profissional, com vista à inserção no mercado de trabalho, e padronizar o uso de camisetas, que independentemente da condição social e econômica de cada um, neste projeto, todos são iguais ao buscarem a formação e desenvolvimento no mercado de trabalho.

  • Comunica Mirim

Formar jovens comprometidos com o desenvolvimento social e à comunicação, que aproveitam as oportunidades criadas pelo programa de educomunicação, para que possam implementar e vivenciar suas ideias aperfeiçoando suas habilidades e direcionando-as para o bem coletivo e qualificação profissional, a partir de oficinas teóricas e práticas, e trabalhos inseridos nos veículos de comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s